Esta manhã se apresentou no Escritório de Imprensa da Santa Sede a 2º edição do Prêmio Van Thuân e dos Prêmios Van Thuân-Solidariedade e Desenvolvimento, em memória do Cardeal vietnamita François Xavier Van Thuan, cuja causa de beatificação se abriu em 2007.

Na apresentação estiveram presentes o Cardeal Renato Martino, Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, e Dom Marco Frisina, Diretor do coro da diocese de Roma, autor de uma composição em honra ao Cardeal Van Thuân titulada: Sentieri della speranza (Caminhos da esperança).

Este galardão se outorga a personalidades que se distinguiram na promoção e na defesa dos direitos humanos. A cerimônia de entrega dos prêmios terá lugar amanhã, 16 de setembro, no Palácio Colonna, em Roma, no sétimo aniversário da morte do Cardeal vietnamita, quem também ocupou o cargo de Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz.

O Prêmio Van Thuân 2009 se conferirá ao Grande Duque Henri de Luxemburgo, por sua defesa do direito à vida e à liberdade religiosa.

Os Prêmios Van Thuân-Solidariedade e Desenvolvimento, por um valor de 15 mil euros, serão destinados  a quatro projetos humanitários:

-Skills Development Centre for the Blind (Centro de Desenvolvimento de Habilidades para Cegos), guiado pelo sacerdote salesiano Carlo Velardo, S.D.B., com sede em Pakkred (Tailândia).

-ASAS, da Fundação Caminhos de Liberdade, da Arquidiocese de Bogotá (Colômbia), para a construção de um Centro Nacional de Pastoral Penitenciária.

-COMIS onlus (Cooperação Missionária e Desenvolvimento) de Dom Andrea Vece, na paróquia Virgem da Fátima de Salerno (Itália).

-Le ROCHER, L'oásis dê cite, uma associação que realiza atividades educativas e sociais, de integração e prevenção da vida das pessoa que vivem na rua, ao serviço de jovens dos subúrbios das grandes cidades da França.