O Arcebispo de Burgos, Dom Francisco Gil Hellín, presidiu a Eucaristia pela 20º Jornada Mariana da Família no Santuário de Nossa Senhora dos Anjos de Torreciudad, na província de Huesca, em que recordou aos participantes que à família "Deus a fez uma instituição natural", por isso "não são os governos nem os parlamentos os que têm que dizer o que é a família".

O evento congregou perto de 15 mil fiéis da Espanha, França, Polônia e Itália, quem expressou sua devoção à Virgem por meio de flores, frutos, cerâmicas, fotografias, vinho, produtos do mar, camisetas e placas.

Em sua homilia, o Prelado chamou as famílias a redescobrirem cada dia "esse tesouro do qual são depositárias. Deus os abençoou com esses amores: com sua mulher, com seu marido, com seus filhos".

"Assim, a família será verdadeiramente o santuário da vida, será a garantia de que toda criatura que procede dessa entrega em fidelidade matrimonial, estará resguardada pelo berço mais forte, que é o amor conjugal e familiar", acrescentou

Durante a jornada, deu-se leitura à mensagem enviada pelo Papa Bento XVI aos participantes. O Santo Padre os exortou a dar "um incondicional sim à vida", e pediu aos maridos "disponibilidade e abnegada entrega, e confiança mútua, fiel e fecunda".

A jornada concluiu com a oração do Santo Rosário pela esplanada, acompanhando à imagem peregrina da Virgem de Torreciudad, e a Bênção com o Santíssimo Sacramento.