Uma mãe inglesa viu seu filho prematuro extremo morrer em seus braços sem assistência médica alguma devido ao fato de ter nascido com 21 semanas e 5 dias de gestação, dois dias menos que o mínimo contemplado nos esboços sanitários da Inglaterra.

Os médicos do Hospital James Paget de Norfolk ignoraram as súplicas do Sarah Capewell, quem em outubro do ano passado deu a luz a seu filho Jayden com uns cinco meses de gestação. Os médicos se negaram a assistir ao bebê porque lhe faltavam dois dias para cumprir com o requisito estabelecido nos esboços nacionais da Associação Britânica de Medicina Perinatal, segundo os quais deve oferecer-se assistência só aos bebês que nasçam depois das 22 semanas de gestação.

Capewell declarou ao Daily Mail que os médicos que a atenderam no parto se negaram inclusive a olhar o menino, que viveu por quase duas horas sem assistência médica. O bebê respirava sem ajuda, tinha fortes batimentos do coração, movia braços e pernas. Entretanto, negaram-se a transladá-lo a uma unidade de cuidados especiais e lhe disseram que teriam tratado de salvá-lo se nascia dois dias depois.

"Quando nasceu, tirou seus braços e se impulsionou com suas pernas", recordou Capewell e narrou que uma obstetra o descreveu como um "pequeno lutador".

"Eu chamava os doutores mas a obstetra me disse que não viriam me ajudar e que eu tentasse desfrutar do tempo com meu filho", adicionou.

Ela agasalhou a seu bebê e tomou fotos. O menino morreu em seus braços menos de duas horas depois de nascer.

Durante o trabalho de parto não lhe subministraram injeções para conter o nascimento ou reforçar os pulmões do bebê, sempre pela mesma razão: não tinha 22 semanas de gestação.

Os médicos pediram a Capewell, que já tinha tido cinco abortos espontâneos, que tratasse este parto como uma perda e não como um nascimento. Depois da morte de seu filho, Capewell sustentou uma forte discussão com o hospital por seu direito de receber a certidão de nascimento e falecimento de seu filho, para poder celebrar seu funeral.

Dois anos antes do nascimento do Jayden, Amillia Taylor nasceu na Florida com 21 semanas e seis dias de gestação. A menina recebeu assistência médica porque os doutores pensaram que tinha uma semana mais de idade. A pequena está por cumprir três anos e se converteu no bebê mais prematuro em sobreviver.