O Arcebispo de Guayaquil, Dom. Antonio Arregui, presidiu o lançamento oficial da construção da Unidade Hospitalar Casa do Bom Samaritano, na Sabanilla, Pedro Carbo, onde se atenderão doentes de AIDS.

O projeto é executado pela Igreja Católica através do Arcebispado de Guayaquil e a Fundação Mãe Dolorosa do Colégio Javier.

O Arcebispo antecipou que “vamos unir os esforços de todo o Equador na coleta quaresmal, denominada Munera, para terminar este centro”.

A coleta de recursos começou em julho passado com a colaboração da fundação Ajudar a Nossos Doentes Vendo a Deus (ANEVAD) de Bilbao, Espanha.

O hospital está sendo construido em um terreno cedido pelo Ministério de Obra Públicas, tem um custo aproximado de dois milhões de dólares e estará pronta até os primeiros meses do próximo ano.

Segundo os promotores do centro, os pacientes de HIV serão tratados com medicamentos genéricos para baratear custos e seu cuidado estará financiado por organismos internacionais. As consultas terão um valor simbólico.

O hospital terá diversas áreas de medicina geral e especializada para as comunidades rurais dos arredores e em um de seus departamentos se atenderá exclusivamente aos pacientes com AIDS.