Perto de 10 mil peregrinos poderiam chegar a Toledo no próximo 18 de outubro para presenciar a histórica beatificação do Cardeal Ciriaco María Sancha que terá lugar, pela primeira vez desde época visigoda, no cruzeiro da Catedral Primada.

Assim o confirmaram na roda de imprensa de apresentação dos atos, o Arcebispo do Toledo, Dom Braulio Rodríguez; o deão da catedral, Juan Sánchez; e o professor de História da Igreja, Carlos Miguel García Neto. Também esteve presente a irmã Luz María, integrante da fundação Irmãs da Caridade na República Dominicana.

A organização estima que serão 10 mil –pois até o 1 de outubro não se fecha o prazo de inscrição– os peregrinos que assistirão a este acontecimento histórico para a Arquidiocese do Toledo, procedentes de Burgos, Ávila, Valência, ou Madrid, cujas diocese estão ligadas à vida de Sancha. Também se espera a chegada de peregrinos sul-americanos, sobre tudo da República Dominicana, onde realizou uma de suas primeiras fundações.

A celebração, que será retransmitida por TVE e Popular TV, estará presidida pelo Prefeito da Congregação para a Causas dos Santos, Dom Ángelo Amato, com o qual concelebrarão o Arcebispo toledano, assim como numerosos arcebispos e cardeais espanhóis e hispano-americanos.

O Arcebispo toledano, que expressou o desejo da Arquidiocese de que se conheça este "homem santo, que esteve muito próximo aos mais necessitados", assegurou que não só em 18 de outubro, mas também os dias anteriores e os posteriores "Toledo se vestirá de festa, para acolher a beatificação deste Cardeal".

Por sua parte, o professor de História da Igreja, Carlos Miguel García Neto, destacou que com "o grande cardeal da Espanha contemporânea, como os peritos denominavam a Sancha", o templo primaz acolherá "a primeira beatificação na larga e fecunda história da Arquidiocese toledana desde época visigoda".

Calendário de atos

Os atos para comemorar este histórico acontecimento se iniciarão em 23 de setembro, com um encontro sacerdotal na Vicaría de Talavera de la Reina (Toledo), e outro, que terá lugar ao dia seguinte, na Vicaría de La Mancha.

Nos dias 28, 29 e 30 de setembro, a sacristia da Catedral Primada albergará um ciclo de conferências sob o título "O Cardeal Sancha, homem de nosso tempo". Na segunda-feira 28 será o turno de Isabel Pascal que repartirá a conferência "Ciriaco María Sancha, da revolução à restauração"; seguirá, na terça-feira 29, a intervenção de José Carlos Vizueta, "O Cardeal Sancha de Toledo". Na quarta-feira 30 será o turno de Rafael María Sanz que dissertará sobre o "O Cardeal Sancha e o nascimento do movimento católico".

Em 1 de outubro terá lugar um encontro sacerdotal na Vicaría de Toledo, e nos dia 2 se inaugurará uma exposição na Catedral, que girará em torno da "imagem viva" do insigne Arcebispo toledano.

Nos dia 3, em Alloz (Navarra), celebrar-se-á o 125º aniversário da fundação da Primeira Trapa feminina na Espanha, e nos dia 8, às 7:00 p.m. terá lugar a apresentação da biografia deste burgalês de nascimento, na sacristia da Catedral.

O 15 será inaugurada uma escultura –ato que se realiza em colaboração com a Prefeitura do Toledo–, a fim de que os toledanos tenham a imagem do Cardeal Sancha "caminhando pelas ruas da cidade rodeado de crianças".

Em 17 de outubro, às 6:00 p.m. celebrar-se-á o ato de acolhida dos peregrinos no hospital Tavera, que serão recebido com um concerto da banda de de Alcoy.

As perto de 10 mil pessoas que poderiam chegar ao Toledo a presenciar este histórico acontecimento, precisou o professor Carlos Miguel García Neto, serão albergados no hospital de Tavera, pelo significado deste lugar, pois nele Ciriaco María Sancha "dispensava mantimentos e roupa aos mais pessoas mais necessitadas da cidade". Esse mesmo dia às 10:30 p.m. terá lugar a vigília de oração na paróquia de São Julián, de Toledo.

No domingo 18 de outubro, às 10:00 a.m. a Catedral Primada do Toledo acolherá a solene Missa de beatificação, que estará presidida pelo Prefeito da Congregação para a Causas dos Santos, Dom Ángelo Amato, com o que concelebrarão, o Arcebispo toledano, assim como numerosos arcebispos e cardeais espanhóis e hispano-americanos.

Esse mesmo dia às 6:00 p.m. o Arcebispo do Santo Domingo e Primado da América, Cardeal Nicolás de Jesus Rodríguez, presidirá a Missa de ação de graças em Guadalupe. Em 31 de outubro terá lugar a comemoração do 108 aniversário da fundação da Casa mãe do Instituto Sopeña, com um conferência no salão de Concílios do Arcebispado do Toledo.

Os atos comemorativos deste ato histórico para os católicos toledanos finalizarão nos dia 1 de novembro, às 12:00, com a clausura das exposição da Catedral Primada.

O Arcebispo do Toledo, Cardeal Ciriaco María Sancha y Hervás, foi o fundador das Irmãs da Caridade e da Primeira Trapa feminina na Espanha, e está vinculado também à fundação do Instituto Catequista Dolores Sopeña.