O Padre Jesus María Delgado L.C., Diretor Territorial do Movimento Regnum Christi na Espanha, fez um chamado aos amigos e membros desta família espiritual a intensificar sua vida de oração e viver a caridade ante as revelações sobre condutas impróprias de seu fundador.

O Regnum Christi é um movimento apostólico fundado pelo Padre Marcial Maciel, L.C. e compartilha o carisma da congregação dos Legionários de Cristo.

Através de uma carta, o Padre Delgado agradece a cercania e o apoio que os membros e amigos do movimento manifestaram "nas circunstâncias tão duras e difíceis que confrontamos nestes últimos meses"; e compartilha reflexões e conselhos do Diretor Geral dos Legionários, Pe. Álvaro Corcuera.

No texto, o sacerdote sustenta que "depois de que –em janeiro de 2005–o Pe. Marcial Maciel se retirou, chegamos a saber que havia mantido uma relação com uma senhora e tido uma filha. Mais recentemente a imprensa começou a falar de outras relações e outros filhos. Dado o caráter parcial da informação disponível e a impossibilidade de avaliar de modo imediato e definitivo esta situação complexa, a Legião de Cristo não pode nestes momentos fazer uma declaração a respeito".

O Padre Delgado reitera, como outros líderes da Legião de Cristo, que esta "informação inesperada" provocou entre os membros de sua comunidade "dor, medo, suspeita, insegurança, desengano, compaixão" por isso "encontramo-nos necessitados de luz, consolo e apoio mútuo".

O diretor territorial sustenta que "tudo isto nos faz valorar ainda mais a sabedoria, sobriedade e o sentido pastoral com que atuou a Santa Sé sobre as acusações contra o Pe. Maciel" a quem a Congregação para a Doutrina da Fé convidou "a uma vida reservada de oração e penitência, renunciando a todo ministério público", indicação que cumpriu até seu falecimento em janeiro do ano 2008.

O sacerdote assegura que "nossas orações devem estar com todos aqueles que de alguma forma foram prejudicados ou escandalizados pelas ações do Pe. Maciel" e explica que o Padre Corcuera "começou a aproximar-se pessoalmente, e em privado, a quem ele sabe que sofreram, pedindo desculpas sinceras".

O Padre Delgado confirmou o anúncio feito nos Estados Unidos sobre as medidas que adotou a Legião de Cristo em distintos aspectos de seu proceder e inclusive na vida das comunidades, e assegurou que todos os legionários têm liberdade para falar ou fazer chegar todos seus comentários, impressões e perguntas a Dom. Ricardo Blázquez, Bispo de Bilbao, quem atualmente cumpre a tarefa de realizar uma Visita Apostólica à Legião de Cristo na Espanha.

Do mesmo modo, revelou que os "superiores maiores" da Legião "tiveram conhecimento dos fatos quando o Pe. Maciel se havia já retirado de suas funções como diretor geral e sua saúde estava já muito deteriorada. Portanto, não houve encobrimento algum por sua parte".

O Padre Delgado explica que "muitas pessoas boas estão sofrendo um grande dano e confusão por escutar comentários sobre este tema cheios de detalhes, freqüentemente morbosos, que dão por certos e fundados dados e notícias –muitos deles anônimos–, que hoje circulam por internet e pelos meios de comunicação. A prudência nos aconselha procurar a verdade na caridade de acordo com o Evangelho e os critérios da moral católica, ser sóbrios ao falar e precavidos ao escutar".

Ante esta situação, o sacerdote aconselha "que nestas circunstâncias passemos muito mais tempo em oração. Acudamos ao Sacrário para perguntar ao Senhor o que pensa Ele de tudo isto e pedir que nos conceda uma mente e um coração como o seu. O contato com Deus na oração e na Eucaristia nos ajudará a que nossos pensamentos e palavras sirvam para edificar o próximo na caridade. Será também uma oportunidade de reparação".

O Padre Delgado assegura que "nossa missão na Legião de Cristo e no Regnum Christi consiste em amar, edificar e servir. Vivemos momentos de graça, mas também momentos de prova" que se podem converter "em oportunidades para crescer em humildade, para aprender muitas lições, para melhorar".

"Aproveitemos para crescer no amor a Deus e a nosso próximo, que é o único importante em nossa vida: quanto mais dificuldade, mais unidade; nas provas mais duras, mais caridade", assinala e pede que ao entrar "agora em um novo capítulo de nossa história. Oxalá também de nós, como dos primeiros cristãos, possa-se dizer ‘vejam como se amam!’, e que nos reconheçam precisamente por esta caridade mútua".

Atualmente, o movimento Regnum Christi conta com 70 mil membros, jovens e adultos, diáconos e sacerdotes, em mais de 30 países.