O Arcebispo de Medellín, Dom Alberto Giraldo Jaramillo, os bispos auxiliares e o clero arquidiocesano expressaram seu pesar pela morte do Pe. Gustavo Vélez Vásquez, cujo corpo foi encontrado esta quarta-feira 9 de setembro de 2009 em uma zona arborescida de Medellín e o município de Rionegro na região de Antioquia.

O comunicado assinado pelo Arcebispo assinala que o "Padre Gustavo Vélez, grande servidor da Igreja desde 1954, ano no qual recebeu sua ordenação sacerdotal, de mãos de Dom Miguel Angel Builes, encontrava-se extraviado do passado 6 de setembro na reserva ecológica San Sebastián de la Castellana, no setor de Escobero, no município de Envigado".

O presbítero, procurado por 500 membros de organismos de segurança e cuja causa do falecimento ainda não foi precisada, "pertencia à comunidade Missionários de Yarumal. Seu corpo será transladado nas próximas horas à cidade de Medellín", acrescenta.

O texto indica também que "suas qualidades humanas e sua preparação intelectual, evidenciou-as também como colunista por mais de 30 anos no periódico O Colombiano, com sua inesquecível coluna de reflexão ‘Tejas Arriba’".

Depois de indicar que o sacerdote "atualmente era capelão do Santuário da Madre Laura em Medellín. Além disso, sempre manteve um vínculo muito próximo com nossa Arquidiocese, pois contribuía constantemente com seus escritos a diferentes meios de comunicação de nossa Igreja", o comunicado afirma que "sua morte nos deixa um legado de responsabilidade e compromisso com a missão evangelizadora da Igreja".

A notícia da morte do sacerdote chegou a esta redação depois da finalização da anunciada jornada de oração que se realizava em Medellín pelo Pe. Vélez.