O Arcebispo Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura anunciou que o encontro que sustentará o Papa Bento XVI com os artistas se realizará o próximo 21 de novembro e confirmou que este evento terá lugar na Capela Sixtina.

Na apresentação deste encontro realizado no Escritório de Imprensa da Santa Sé, Dom Ravasi explicou que o dicastério que preside, promove e organiza este encontro, que se celebrará no décimo aniversário da Carta de João Paulo II aos artistas e 45 anos depois do encontro do Paulo VI com os artistas que se realizou em 7 de maio de 1964.

O Arcebispo afirmou que "o objetivo do encontro é renovar a amizade e o diálogo entre a Igreja e os artistas e suscitar novas ocasiões de colaboração".

Por sua parte, o Diretor dos Museus Vaticanos, Antonio Paolucci, assegurou que os artistas convidados, cujo número é limitado devido ao espaço da Capela Sixtina, provêm de todos os continentes. "São homens e mulheres de cultura e de línguas diferentes, pintores, escultores, arquitetos, escritores, poetas, músicos e cantores, diretores e atores de cinema e de teatro", explicou.

Este encontro com o Papa Bento XVI em 21 de novembro será precedido por uma visita dos artistas que se realizará na tarde de 20 de novembro, à Coleção de Arte Moderna e Contemporânea dos Museus Vaticanos, realizada pelo expresso desejo de Paulo VI.