Ao receber esta manhã no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo a um grupo de promotores do pavilhão da Santa Sé na Exposição Internacional 2008 celebrada em Zaragoza, Espanha, sobre o tema: "Água e desenvolvimento sustentável", o Papa Bento XVI animou a "descobrir a dimensão espiritual e religiosa mais profunda" do meio ambiente.

Em seu discurso aos presentes entre os quais se encontrava o embaixador da Espanha ante a Santa Sé, Francisco Vázquez e o Arcebispo de Zaragoza, Dom Manuel Ureña Pastor, o Papa assinalou que o mencionado pavilhão "foi uma dos mais visitados e apreciados, albergou uma importante amostra do valioso patrimônio artístico, cultural e religioso, que custódia a Igreja. Com esta iniciativa, tratou-se de oferecer a seus numerosos visitantes uma oportuna reflexão sobre a importância e o valor primitivo que tem a água para a vida do homem".

"Mediante sua participação na Exposição, a Santa Sé quis além de pôr de manifesto não só a imperiosa necessidade de proteger sempre o ambiente e a natureza, mas também descobrir sua dimensão espiritual e religiosa mais profunda", disse o Papa.

"Em efeito, quando Deus, com a criação, deu ao homem as chaves da terra, espera dele que saiba usar este grande dom, fazendo-o frutificar de modo responsável e respeitoso", continuou.
Neste sentido, afirmou o Santo Padre, "é oportuno recordar uma vez mais a estreita relação que existe entre o cuidado do meio ambiente e o respeito às exigências éticas da natureza humana, já que quando se respeita a ecologia humana na sociedade, também a ecologia ambiental se beneficia".

Finalmente o Papa encomendou aos promotores à intercessão da Virgem do Pilar, "que vê suas plantas banhadas pelas caudalosas águas do rio Ebro".