O Arcebispo de San Salvador, Dom José Luis Escobar, deplorou ontem o recente assassinato do fotógrafo franco-espanhol Christian Poveda, pediu às autoridades "investigar e não deixar impune" este crime; e pediu a todos salvadorenhos seu esforço para "superar o açoite da violência".

Em conferência de imprensa depois da Missa dominical, o Prelado assinalou que "é uma pena, e o digo ante a comunidade internacional e os meios de comunicação, que tenha que sofrer este açoite da violência um profissional dos meios de comunicação, neste caso o jornalista (Christian) Poveda, estamos extremamente preocupados e condenamos este fato"

Poveda, um veterano fotógrafo, foi assassinado por desconhecidos em uma desolada rua de terra entre os povoados da Apopa e Tonacatepeque, a 15 quilômetros ao nordeste de San Salvador.

"Eu esperaria que o assassinato (de Poveda) não fique impune, que se façam as investigações que se devem fazer, que se vá ao fundo das coisas", disse o Arcebispo.

Para o Prelado, a violência em El Salvador "já transcendeu", pois não afeta só aos salvadorenhos, a mas também pessoas de outras nacionalidades como Poveda e, por isso, requer-se que a comunidade internacional ajude o país a superar esse flagelo.

"É importante pedir ao mundo que nos apóiem, tomara que se possa contemplar a El Salvador como um país que necessita o apoio do mundo para superar o açoite da violência e tomara que o governo dê passos nesse sentido", afirmou.