O Secretário Geral da Conferência de Bispos Católicos de Cuba, Dom Juan de Dios Hernández, recordou que esta terça-feira 8 de setembro os fiéis deste país celebram a festa de sua Padroeira, Nossa Senhora da Caridade do Cobre; e deu alguns dados para a celebração, em 2012, dos 400 anos desta invocação Mariana.

Em diálogo com a Rádio Vaticano, o Prelado explicou que os bispos cubanos decidiram celebrar estes acontecimentos com um triênio no qual fosse marcada a ênfase na coroação da imagem nas casas dos cubanos, o que foi bastante bem recebido pelos fiéis.

"A Senhora da Caridade é "um presente para nós, e a Igreja é como o cofre que conserva este tesouro dado não só aos católicos, mas a todos os cubanos".

Depois de indicar que no ano 2009-2010 a idéia é fomentar a Missão Continental lançada em Aparecida em 2007, o também Bispo Auxiliar de Havana comentou que "celebramos nestes dias a novena da Senhora da Caridade. Nas chamadas casas de oração ou de missão, que são lugares aonde não existem templos" e nos templos também.

O Prelado concluiu destacando que "sempre é um acontecimento a celebração da Virgem porque ela representa o mais precioso da fé cristã, porque ela entregou a Jesus; e no caso dos cubanos ela também é um sinal da unidade do nosso povo".