O Arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer, recordou que desde um princípio Cristo mandou os seus discípulos a evangelizarem a cultura, e por isso chamou os fiéis a detectarem os “desvalores” que afetam a sociedade para poder transformá-la plenamente.

No programa Chaves para um Mundo Melhor, o Prelado assinalou que o termo "evangelização da cultura" converteu-se em uma linguagem comum no discurso pastoral de nossos dias. Entretanto, recordou que este se refere ao mandato de Cristo de fazer a todos os povos discípulos deles.

Como dizia João Paulo II, indicou, "a fé não arraiga plenamente em um povo se não for feita cultura. Quer dizer, se não impregna os critérios de julgamento, os valores determinantes, as linhas de pensamento, os modelos de vida de um povo. A cultura é, no fundo, o estilo de vida de um povo determinado".

Dom Aguer afirmou que na América Latina, assim como na Argentina, existe um substrato cultural marcado desde seus origens pela fé cristã. A primeira evangelização e as contribuições posteriores têm feito que nos povos exista "uma concepção bíblica do homem", uma referência essencial aos principais mistérios da fé cristã.

"Entretanto esse substrato cultural foi alterado pela presença de idéias, de modelos de conduta, de ideologias contrárias a esta tradição cultural originária, e em contra da Palavra de Deus, do Evangelho, e da predicação cristã", advertiu.

Por isso, chamou os cristãos a "detectarem onde estão os “desvalores” que afetam a esse substrato cultural para ir purificando-os e para transformando-os de dentro a essa cultura vívida de tal maneira que ela seja plenamente humana e que responda aos valores fundamentais que recebemos da revelação de Cristo".

"A evangelização da cultura, neste momento, supõe não só uma aproximação, uma empatia para conhecer qual é o terreno no qual nos estamos movendo, mas também um discernimento crítico", afirmou.

Finalmente, o Arcebispo chamou a ser testemunhos coerentes da fé, porque só vivendo o cristianismo "de um modo autêntico", pode-se transformar a cultura. Sendo verdadeiros discípulos, afirmou, Cristo será "reconhecido como Salvador do mundo e o Senhor da história".