O Pe. Cecilio Lucero, sacerdote diocesano de 48 anos, foi assassinado ontem domingo em uma emboscada preparada por perto de 30 desconhecidos no caminho para a cidade de Catarman, na região de Samar do Norte em Filipinas. Outras duas pessoas que foram com ele no automóvel também resultaram feridas

Conforme informa L'Osservatore Romano, as outras duas pessoas são Isidro Miras e Eugene Batation. "Com nos casos anteriores, me um a quantos pedem às autoridades do governo que intervenham para deter estes ataques que, neste caso, provocaram a morte do sacerdote", assinalou o Bispo de Catarman, Dom Emmanuel Transe.

O Prelado explicou que o Padre Lucero tinha recebido uma série de ameaças por seu esforço em um grupo de defesa dos direitos humanos e depois de suas denúncias, precisamente, deste tipo de emboscadas como na qual morreu assassinado.

O sacerdote tinha denunciado publicamente o fenômeno das chamadas execuções extrajudiciais por parte de grupos armados anônimos. O Bispo indicou ademais que, consciente do perigo que corria, o Pe. Lucero estava acompanhado pelo policial Eugene Batation, quem resultou ferido na emboscada.

A polícia informou que a bala que matou ao presbítero foi uma que acertou sua cabeça. "Se for possível matar deste modo inclusive um sacerdote, este homicídio provocará o terror entre os cidadãos", disse finalmente Dom Transe.