A Pontifícia Academia Mariana Internacional anunciou que de 4 a 8 de dezembro se celebrará na Pontifícia Universidade Lateranense o 21º Congresso Mariológico Mariano Internacional sobre o tema “María de Nazaré acolhe ao Filho de Deus na história”.

O evento, que será presidido pelo Cardeal Paul Poupard, Presidente do Pontifício Conselho da Cultura incluirá os maiores especialistas em  mariologia no mundo, tanto católicos, como ortodoxos e protestantes.

O Congresso terá início amanhã às 10h da manhã –hora de Roma- na basílica de Santa Maria Maior por seu Arcipreste, o Cardeal Bernard Francis Law, que presidirá uma liturgia. Às 15h30 haverá o ato acadêmico de abertura na Lateranense, com umas palavras do reitor da universidade, o Bispo Rino Fisichella e um discurso do Cardeal Poupard.

Durante as sessões matutinas estão previstas nove conferências. Pelas tardes, os participantes, divididos em doze seções geográfico-lingüísticas (africana, asiática, croata, francesa, inglesa, espanhola, italiana, latino-americana, polonesa, portuguesa, eslovena, e alemã), escutarão as intervenções de vários membros das Sociedades Mariológicas Nacionais.

O congresso será encerrado na quarta-feira, 8 de dezembro, na basílica vaticano, com a celebração eucarística presidida por João Paulo II  pelo 150 aniversário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição de Maria.