Em sua visita às localidades de Viterbo e Bagnoregio ontem, o Papa Bento XVI pediu à Mãe de Deus, no Santuário da Virgem de Quercia (Encina) que as famílias se mantenham unidas, "hoje tão ameaçadas por toda parte e fazei que sejam lares de serenidade e concórdia" onde reine o diálogo.

No santuário e em presença das freiras de clausura de diversos monastérios de Viterbo, o Santo Padre confiou suas "intenções, as intenções do pastor desta diocese e as necessidades dos que vivem nesta terra. Confio-lhes, neste Ano Sacerdotal, sobre tudo aos sacerdotes, seminaristas e as vocações. (...) Ofereçam ao Senhor o sacrifício de sua vida por sua santificação e pelo bem das almas".

Depois de invocar o amparo de Maria sobre o "Sucessor do Pedro e a Igreja confiada aos seus cuidados", o Papa pediu à Mãe de Deus manter "sólida a unidade de nossas famílias, hoje tão ameaçada por toda parte e fazei que sejam lares de serenidade e de concórdia, onde o diálogo paciente dissipe as dificuldades e os contrastes. Vela sobre tudo pelas que estão divididas e em crise".

Do mesmo modo, solicitou à Virgem da Encina que "faça firme e decidida a vontade daqueles que o Dono da colheita segue chamando como operários em sua vinha, para que resistindo a toda lisonja e insídia mundana, perseverem generosamente no seguimento do caminho empreendido, e com sua ajuda materna sejam testemunhas de Cristo, atraídos pelo fulgor de seu amor, fonte de alegria".

"Consola aos que choram, aos que sofrem pela injustiça humana, sustenta quem vacila sob o peso da fadiga e olha o futuro sem esperança; alenta quem trabalha por construir um mundo melhor, onde triunfe a justiça e reine a fraternidade, onde cessem o egoísmo e o ódio e a violência. Que toda forma e manifestação de violência seja vencida pela força pacificadora de Cristo!", concluiu.

Teólogos devem procurar sempre a verdade

De outro lado, em Bagnoregio, o Papa Bento XVI visitou a catedral de São Nicolas, onde adorou o Santíssimo Sacramento e venerou a relíquia do braço de São Boaventura. A seguir se transladou em automóvel à praça de Santo Agustinho, onde saudou as autoridades civis e religiosas e dirigiu um discurso aos fiéis presentes.

"Não é fácil sintetizar a ampla doutrina filosófica, teológica e mística que nos legou São Boaventura. Neste Ano Sacerdotal convido especialmente a todos os sacerdotes a seguir a escola deste grande doutor da Igreja para aprofundar no ensinamento de sabedoria enraizada em Cristo", disse.  

"Recordando a este profundo buscador e amante da sabedoria quero expressar meu alento e minha estima pelo serviço que, na comunidade eclesiástica, os teólogos estão chamados a render à fé que busca o intelecto, a essa fé que é amiga da inteligência e que se converte em nova vida segundo o projeto de Deus".

Bento XVI sublinhou que São Boaventura foi "um buscador incansável de Deus até sua morte" e como em suas obras indica "o itinerário a ser percorrido, que abrange toda a pessoa para chegar, através de Cristo, ao amor transformado da Trindade".

Portanto, a fé é "aperfeiçoamento de nossas capacidades cognitivas e participação no conhecimento que Deus tem de si mesmo e do mundo. Advertimos a esperança como uma preparação ao encontro com o Senhor, que marcará o cumprimento pleno da amizade que a partir de agora nos une com Ele. A caridade nos introduz na vida divina, fazendo considerar a todos os seres humanos como irmãos, segundo a vontade de nosso comum Pai celestial".

O Papa disse logo que "em realidade, todos nos interrogamos sobre o futuro de nosso mundo e esta interrogação tem muito a ver com a esperança. Mas é indispensável que seja uma esperança confiável que nos dê a certeza de chegar a uma meta grande justifique a fadiga do caminho. Somente esta grande esperança-certeza nos assegura que apesar dos fracassos da vida pessoal e das contradições da história, nos custódia o poder indestrutível do Amor".

"Que nos ajude São Boaventura a desdobrar as asas da esperança que nos leva a ser, como ele, buscadores incessantes de Deus, cantores da beleza da criação e testemunhas desse Amor e dessa Beleza que "tudo move"!", concluiu.