A Secretaria Geral da Conferência Episcopal Paraguaia (CEP), recordou ao Governo que "o Estado tem a obrigação de proteger a vida e os bens das pessoas no marco do estrito respeito à dignidade humana e às garantias que conferem a Constituição e as leis".

Através de um comunicado, a Secretaria Geral assinalou que a sociedade se vê sacudida pela insegurança, a violência e o crime; cuja última vítima foi o jovem Juan Ortíz, seqüestrado e assassinado recentemente.

"Os atos de roubos e assaltos formam parte, infelizmente, da cotidianidade de nosso país. São freqüentes também os crimes violentos, que não sempre se esclarecem e ficam à sombra das suspeitas e da impunidade", denunciou.

Por isso, indicou que é necessária "uma revisão estrutural dos órgãos pertinentes do Estado para o fiel cumprimento do seu papel", porque a segurança é "tarefa do Estado".

"A vida plena e digna de cada habitante do solo paraguaio é uma tarefa que envolve a toda a cidadania, mas é responsabilidade fundamental de quem se encarrega da administração das instituições públicas", assinalou.

Finalmente, depois de reafirmar que a paz é fruto da justiça e a eqüidade, a Secretaria Geral da CEP chamou os paraguaios a "uma profunda conversão ao Senhor" que leve à mudança dos corações "e das atitudes que permitam uma convivência pacífica e harmônica na sociedade paraguaia".