O Bispo Auxiliar da Antequera-Oaxaca, Dom Oscar Campos, afirmou que os desastres naturais como terremotos, furacões e inundações, são um chamado forte à solidariedade cristã e uma prova para a qualidade de um povo.

No contexto do passado do furacão Jimena que ameaça as costas do México, o Prelado também assinalou que estas situações devem "ser motivo para implementar os mecanismos de resposta eficaz das instâncias responsáveis pelo Estado; e, ao mesmo tempo, uma cultura de prevenção em que participemos todos os membros da sociedade".

Dom Campos recordou que os desastres não são um castigo de Deus porque Ele é vida. "A dor e a morte; os desequilíbrios da natureza que provocam graves tragédias, não são mas que parte da condição material que caminha para a plenitude em meio das dores de parto da Nova Criação", afirmou.

Do mesmo modo, reafirmou a missão da Igreja de levar consolo espiritual a quem sofre e de impulsionar a solidariedade imediata e a reconstrução das comunidades afetadas. "São numerosas as organizações de Igreja que, sem muita publicidade, revistam ir ante as tragédias de nossos povos", destacou.

Nesse sentido, criticou aos que lucram "com a dor humana em qualquer desastre", e afirmou que "quando nos unimos frente à adversidade, quando superamos nossas divisões políticas, nossos rancores e esquecemos nossos enfrentamentos sociais, então é quando verdadeiramente se destaca a qualidade de um povo".

Finalmente, depois de assinalar que alguns desastres são provocados pela mudança climática, o Prelado afirmou que "a luz da fé nos faz ver além das sombras dos males imediatos; a esperança nos levanta o ânimo em meio das dificuldades; e, a caridade nos anima a trabalhar unidos para a superação de qualquer mal".