O Arcebispo de Lima e Primado do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, inaugurou e benzeu a casa-lar "Santo Toribio de Mogrovejo"; e assinalou que o recinto será um lugar de "acompanhamento a essa pobreza maior como é a solidão", onde os doentes poderão experimentar "uma sinfonia de amor, de misericórdia e gratuidade de Deus".

O Cardeal afirmou que a casa lar inaugurada este 28 de agosto "será um lugar de amor e acolhida para os que possuem menos, de acompanhamento a essa pobreza maior como é a solidão, essa sensação de que a ninguém preocupa sua vida".

"Devemos fazer que escutem uma sinfonia de amor, de misericórdia e gratuidade de Deus, que chegará a soar se cada um de nós quiser tocar a música que Deus lhe pede. Se todos procuramos seguir essa maravilhosa misericórdia de Deus, a sinfonia do amor de Deus será muito maior que as ladainhas das dificuldades", adicionou.

Por sua parte, o Ministro da Educação, José Antonio Chang, destacou o trabalho do Cardeal Cipriani e do Bispo Auxiliar de Lima, Monsenhor Adriano Tomasi Travaglia, e expressou que "certamente através dele (Dom Tomasi) podemos nos sentir todos satisfeitos que este tipo de obras estejam presentes, para nos aproximar mais na misericórdia de Deus e à fraternidade que entre todos os seres humanos devem ter".

A casa-lar "Santo Toribio do Mogrovejo", localiza-se a duas quadras do hospital Dois de Maio, e iniciará sua atenção a partir da terceira semana de setembro.

Os bispos, Cáritas e os sacerdotes de todo o Peru poderão ficar em contato com o pessoal da casa-lar apresentando os doentes que cumpram com os requisitos (não ter um lar em Lima e necessitar hospedagem). A casa estará a cargo das Irmãs Ministras dos Doentes de São Camilo, cuja Superiora, Ir. Mariza Inês, agradeceu ao Arcebispado de Lima "a confiança em sua instituição religiosa para levar adiante esta obra social".