O Arcebispo de Buenos Aires e Primado da Argentina, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, alentou aos milhares de fiéis reunidos hoje no Santuário de São Raimundo Nonato, a defender a vida desde a concepção até a morte natural, para vencer a "cultura de morte" que golpeia a sociedade atual.

Em sua homilia, diante de milhares de fiéis que foram rezar a São Raimundo, o Cardeal insistiu a "mostrar o rosto" para lutar contra "a cultura da morte". Deste modo assegurou que "cultura da vida" é, em troca, dizer que "a vida vale a pena desde o momento da concepção", mas também acompanhar o crescimento desse menino ou menina para que "cresça são, para que tenha boa educação e não lhe falte comida, que tenha princípios de valores morais".

"Devemos que mostrar a cara e dizer: isto é cultura da vida, isto é vida, justamente o contrário à cultura da morte; se alguém vê que alguma destas coisas falta, digam que não, que por esse caminho não se vai a nenhuma parte, que por esse caminho se fracassa sempre", assegurou.

O Primado argentino insistiu em que a criança deve ser "acompanhada durante toda sua existência", também "em sua dor, em sua enfermidade, com hospitais limpos onde não falta nada, onde se atende bem ao doente, isso é vida, isso é mensagem de vida", e também se deve fazê-lo "quando estão velhinhos", porque os avôs são "a sabedoria da vida", lamentou que às vezes sejam "deixados de lado" por exigência de trabalho ou porque vivem longe e não são muito visitados.   

Ao abençoar os "mensageiros da vida", o Cardeal exortou a contagiar "vida. Esta é a mensagem que necessitamos, a mensagem de Deus, vão pelos rastros de Jesus, não vão se equivocar, são os rastros da vida, porque Ele é o Caminho e é a Vida".

Milhares de argentinos foram até o Santuário de São Raimundo Nonato a quem tradicionalmente as mães gestantes acudem para agradecerem pelo dom da vida e as esposas que ainda não têm o dom da maternidade, pedem-lhe sua intercessão para ficarem grávidas.