O presidente da Comissão Episcopal de Comunicação Social, Dom Agustín Radrizzani, chamou os comunicadores argentinos a assumir o desafio de velar pelos valores fundamentais como a vida, a família, o direito à educação, entre outros.

"Não estamos somente ante o imenso desafio da distribuição da riqueza e de uma justiça e umas instituições que assegurem a dignidade de cada um, a questão é ainda mais profunda: estamos ante uma transformação social que afeta todas as relações humanas e o sentido mesmo da vida e a comunidade. Estão em jogo questões como o valor da vida, a família, o cuidado das crianças, a educação, o respeito dos valores mais elementares", expressou.

Em seu encontro com os dirigentes da Associação de Entidades Jornalísticas Argentinas (ADEPA), o Prelado assinalou que não se trata de mostrar apenas "‘boas notícias’ nem desfigurar a realidade para dissimular os conflitos", mas sim de "apresentar as dificuldades, em ocasiões dramáticas, com atitude construtiva e iluminadora sem cair na tentação do golpe de efeito fácil, muitas vezes mais rentável, nem na busca de vantagens pessoais ou de grupo".

"Cada linha que se escreve, cada palavra que se diz, cada imagem que se gera, podem contribuir, ou não, a construir entre todos essa sociedade justa à qual aspiramos", afirmou.

Dom Radrizzani acrescentou que os comunicadores têm um excepcional compromisso que se o assumirem "como uma magnífica missão", podem colocar-se "à altura de tantos grandes jornalistas e comunicadores que deixaram rastros indeléveis na construção de suas comunidades".

Finalmente, o Prelado pôs como exemplo a Jesus, de quem "escutando suas palavras e contemplando seus gestos, podemos aprender a comunicar-nos melhor, podemos descobrir uma nova forma de nos encontrarmos e fazer realidade esse desejo que nos urge desde o coração: construir juntos uma Pátria de irmãos em onde haja um lugar para cada argentino".