Diversas organizações pró-vida do estado mexicano de Querétaro apresentaram ontem quase 60 mil assinaturas e cartas de cidadãos que expressaram seu apoio à reforma do artigo 2 da Constituição estatal, para assim blindar o direito à vida desde a concepção até a morte natural, contra o aborto e a eutanásia.

As 59 mil e 8 assinaturas e os dados dos cidadãos, que foram examinadas por um notário público que certificou a legalidade de cada uma delas, foram entregues ao Presidente da mesa diretiva do Congresso do Estado, Ricardo Martínez Rojas Rustrían, para que sejam enviadas aos deputados e sejam tomadas em conta no debate para a reforma constitucional que garantiria o amparo ao não nascido contra o aborto.

"Consideramos que em um processo legislativo desta importância, onde está envolvido o direito à vida de todo ser humano, é fundamental tomar em conta a opinião e o sentir do maior número de cidadãos. Reiteramos que se trata de uma reforma histórica porque defende a dignidade humana de todas as pessoas", assinalaram.

Com esta reforma, explicaram logo os integrantes das diversas associações, não se penaliza as mulheres de Querétaro nem se vai contra seus direitos, mas impulsiona a criar políticas públicas a favor delas e dos não nascidos.

Entre as organizações que reuniram as assinaturas pró-vida constam: Querétaro pela Vida, Instituto para a Reabilitação da Mulher, Vida e Família A.C, Matrimônio, Família e Vida A.C. , Rede Família, Melhoramento da Família e a Comunidade, e a Associação Mexicana de Saúde Mental.

Esta reforma poderia manter como exceções para realizar o aborto os casos de violação, quando a vida da mãe esteja em perigo ou quando exista uma má formação congênita do bebê. Em tais casos, disseram, "as pessoas que passem por um processo desta natureza receberão atenção médica para que se sintam apoiadas e protegidas pela sociedade".

Se for aprovada esta medida, Querétaro se uniria a outros 14 estados mexicanos que já blindaram a vida.