O Bispo de Puerto Iguazú (Argentina), Dom Marcelo Martorell, em sua homilia deste domingo disse que os preceitos de Deus proporcionam o verdadeiro sentido da vida "enquanto a funda na amizade com Deus"; e destacou que sua observância está em vistas de tirar do coração "as paixões e os vícios e poder assim amar a Deus e ao próximo com esse mesmo amor".

O Prelado precisou que "quem cumpre a Lei é amigo de Deus e goza de seus benefícios. No caso do Israel era a posse da Terra Prometida, figura do que é hoje para o homem o cumprir a Lei: a posse da Vida Eterna".

"O ser humano cairia em um tremendo equívoco se ele se contentasse com o conhecimento dos preceitos divinos e não os traduzisse em obras. O conhecimento da lei nos ensina que seu ponto chave é o ‘amor a Deus’ e que sua expressão concreta é o amor ao próximo", adicionou.

Do mesmo modo, Dom Martorell destacou que "a prática da Lei ademais, enobrece ao homem porque faz dele partícipe da Sabedoria de Deus contida nela, dando-lhe a segurança de caminhar na verdade, no gozo do cumprimento do bem e de ser admitido na presença do Senhor".

O Prelado advertiu também sobre o não cair em formalismos ou legalismos, posto que o Senhor quer "que olhemos a realidade interior da Lei. É inútil dar sentido às realidades externas enquanto o interior do homem não está limpo, esteja impuro e cheio de vícios. É por isso que a Lei olha ao interior do homem, porque seu interior é o que terá que purificar".

"Este é o centro da lei e toda ela se resume neste preceito, o qual é impossível cumprir se o coração não está purificado", concluiu.