O Papa Bento XVI receberá o próximo 21 de novembro a distintos representantes da arte contemporânea. Este evento será apresentado em 10 de setembro na Sala Stampa da Santa Sé e poderia desenvolver-se na Capela Sixtina. Ao evento foram convidados músicos, pintores, escultores, escritores, entre outros.

O Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Dom Gianfranco Ravasi, assinalou a respeito que "a arte contemporânea tem seu próprio idioma, sua própria gramática que se diferencia da arte clássica. Vejo a necessidade de um diálogo com a Igreja. Por isso tenho proposto ao Santo Padre –que já aceitou– um encontro entre ele e os artistas contemporâneos".

O Arcebispo disse além disso o Prelado a Rádio Vaticano, que "seria ideal" que o encontro se realize na Capela Sixtina, aonde os artistas poderiam "dialogar" com o "arte sublime" de Michelangelo.

Do mesmo modo, Dom Ravasi indicou que no ano 2011, a Santa Sé participará pela primeira vez na Bienal de Veneza com seu próprio pavilhão: "queremos convidar uma dezena dos artistas mais significativos do panorama contemporâneo, artistas que não necessariamente tenham alguma relação com a religião, pois nós gostaríamos de estimulá-los e trabalhar com eles em distintos projetos para uma arte espiritual, simbólica, não necessariamente litúrgica, no momento".