O vaticanista italiano Andrea Tornielli assinalou este sábado em seu blog que as recentes elucidações de altas personalidades do Vaticano não desmentem o que ele afirmou em um artigo no jornal Il Giornale no passado 22 de agosto: que o Papa Bento XVI está considerando algumas medidas para aprofundar "a reforma da reforma" litúrgica.

Tanto em um artigo como em seu usualmente bem informado blog, Tornielli tinha anunciado no dia 22 de agosto que a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, presidida pelo Cardeal Antonio Cañizares, tinha apresentado um conjunto de medidas litúrgicas –entre elas, um maior uso do latim na Missa, a possibilidade de incluir a posição “ad orientem” pelo menos na consagração, e o acento da comunhão na boca– que estavam sendo estudadas pelo Pontífice.

Em aparente resposta ao afirmado pelo Tornielli, o vice-diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, o Pe. Ciro Benedettini, assinalou em 24 de agosto que "não existem propostas institucionais referidas à modificação dos livros litúrgicos"; e na sexta-feira passada, em uma entrevista concedida ao L’Osservatore Romano, o Secretário de estado, Cardeal Tarcisio Bertone, referiu-se às "reconstruções fantasiosas sobre documentos de ‘retrocesso’ em relação ao Concílio".

Segundo Tornielli, a desmentida do Pe. “Benedettini e o comentário do Cardeal Bertone “mais que por meu artigo, foi provocada pela maneira como o retomaram vários blogs, que davam por iminente a ‘reforma da reforma” e as modificações à Missa em sentido mais tradicional”.

Tornielli esclareceu no sábado que ele em todo momento se referiu "ao início de um trabalho" e não "de reformas iminentes ou de documentos já preparados"; e assinalou que tanto os resultados da plenária da Congregação que preside o Cardeal Cañizares como sua apresentação ao Papa para sua consideração são atos reais.

"Tudo isto é para dizer que não creiam a quem hoje escreve dizendo que não há nada em ato, que o Papa e a Congregação para o Culto não estão pensando em nada, que a ‘reforma da reforma’ e a recuperação de uma maior sacralidade da liturgia é uma notícia falsa publicada pelo subscrito", escreve.

Tornielli conclui assinalando que: "desde que sou vaticanista cometi muitos enganos e cometerei muitos ainda, mas o artigo em questão, creiam-me, não está entre eles".