A Conferência Episcopal Mexicana (CEM) lançará em breve uma campanha de arrecadação para ajudar às vítimas da AIDS na República da Africa Central, onde atualmente há 260 mil pessoas –a metade da população- vítimas do HIV.

Com ocasião da Jornada Mundial de Luta contra o AIDS, a CEM publicou um comunicado oficial anunciando a arrecadação.

“Desejamos que esta coleta inspire em todos nós o desejo de nos informar sobre este mal, e o desejo de solidariedade com nossos irmãos e irmãs portadores deste vírus erradicando atitudes discriminatórias”, indicaram.

A arrecadação se canalizará através de Cáritas do México que além disso trabalha em um processo de sensibilização sobre o tema.

No texto, os bispos também se solidarizam com as vítimas da epidemia e pedem ao governo aproveitar “cabalmente” o poder para enfrentar a doença.

Do mesmo modo, reclamaram fazer acessível os medicamentos retrovirais às pessoas que padecem deste mal, pôr especial cuidado no tratamento dos portadores, o amparo aos órfãos da AIDS e atender aos grupos mais vulneráveis.

O Secretário Geral da CEM e Bispo de Texcoco, Dom. Carlos Aguiar Retes, indicou que a participação da Igreja também implica repropor a atitude dos cristãos ante dos que padecem esta enfermidade.

“Estamos convencidos de que a Igreja sempre foi chamada a evangelizar os pobres e para ajudar aos mais necessitados, evidentemente aos que têm esta síndrome apoiaremos, pois é uma das comunidades mais necessitadas de ajuda”, indicou.

Neste sentido, recordou que várias congregações religiosas abriram algum ramo de suas instituições ou dedicou pessoal para a atenção de pessoas que têm de AIDS e que foram muitas vezes expulsos de sua própria família.