Logo da oração do Ângelus dominical, o Papa Bento XVI ressaltou a necessidade de crescer na “defesa da criação, dom de Deus”, como já o fez na quarta-feira passada durante a Audiência Geral em que ressaltou que esta tarefa deve ser feita em paralelo ao desenvolvimento integral de todos os seres humanos.

Depois de recordar que esta terça-feira 1 de setembro se celebra na Itália a jornada pela conservação da criação, o Santo Padre indicou que esta é uma “entrevista significativa, de caráter inclusive ecumênico, que este ano tem como tema o ar, elemento indispensável para a vida”.

“Como fiz na audiência geral –continuou– exorto a todos a um maior esforço pela defesa da criação, dom de Deus. Em particular alento os países industrializados a cooperarem responsavelmente pelo futuro do planeta e para que não sejam as populações mais pobres as que tenham que pagar o maior preço pela mudança climática”.

Seguidamente, em sua saudação aos fiéis de língua espanhola, o Papa disse que “no evangelho proclamado este domingo vemos como as pessoas, assombradas ante as palavras e os fatos de Jesus, dizia Dele: ‘Ele fez tudo bem’. Peçamos por intercessão da Virgem Maria poder gozar igualmente de uma experiência viva e real do mistério e da Pessoa de Cristo, que nos enche de seu amor e sua vida através da liturgia, da Palavra Divina e da oração. Muito obrigado e feliz domingo”.