O amparo da vida desde a concepção segue avançando no México, logo que os estados de Querétaro e Sinaloa impulsionassem reformas constitucionais para estabelecer o direito à vida do não nascido.

O porta-voz da Diocese de Querétaro, Pe. Saúl Ragoitia, destacou a decisão dos deputados locais de aprovar a reforma constitucional para defender a vida desde a concepção. Indicou que neste fato foi importante a participação dos cidadãos, "que são os que expuseram seus pontos de vista a respeito deste tema" nas audiências públicas.

"Os deputados tomaram em conta a voz da cidadania, que cada dia está mais consciente de que se deve preservar e garantir a vida desde o momento da fecundação", afirmou em conferência de imprensa.

Por outro lado, informou-se que em Sinaloa, as frações do PRI, PAN e Nova Aliança decidiram elevar ao nível constitucional o direito à vida, o que suscitou a protesta anti-vida de diversos grupos feministas e abortistas.

O projeto de reforma "reconhece, protege e garante o direito à vida de todo ser humano" desde a fecundação para todos os efeitos legais correspondentes, até sua morte natural. Entretanto, não derroga as desculpas absolutórias ao aborto que já estão previstas na legislação penal.

Em declarações à imprensa, Alejandro Figueira, do PAN, explicou que "a mudança que ocorre na lei vai no sentido para que Sinaloa não caia nos supostos que já tem o Distrito Federal, onde a mulher conscientemente de que esteja grávida, e que não foi produto nem de violação nem que ponha em risco sua vida, vá e aborte sem nenhum problema”.