O Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado Vaticano, explicou que a idéia que teve o Papa Bento XVI de decretar o Ano Sacerdotal nasceu depois de uma proposta consecutiva ao Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus de 2008, junto com o 150º aniversário da morte do Santo Cura D’Ars e "a emergência das problemáticas que envolviam muitos sacerdotes".

Em uma entrevista concedida ao L'Osservatore Romano, o Cardeal relatou que "depois do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus, sobre a mesa do Papa estava uma proposta, já apresentada anteriormente, de um ano de oração, que por si mesmo se relacionava com a reflexão sobre a Palavra de Deus".

Além disso, acrescenta o Cardeal vaticano, "a celebração do 150º aniversário do Santo Cura D’Ars e o emergir das problemáticas que envolviam a muitos sacerdotes, fizeram que Bento XVI promulgasse o Ano Sacerdotal, demonstrando assim uma especial atenção pelos sacerdotes, as vocações sacerdotais e promovendo em todo o povo de Deus um movimento de crescente afeto e proximidade aos ministros ordenados".

O Cardeal Bertone destacou também que o Santo Padre "sempre demonstrou uma grande proximidade e afabilidade para com os sacerdotes, especialmente nos diálogos espontâneos, ricos de experiências e indicações concretas sobre suas vidas, e com respostas pontuais às suas perguntas".

Depois de comentar que este Ano Sacerdotal está promovendo na Igreja uma renovação dos ministros ordenados, o Secretário de estado Vaticano disse que "se espera que se retome o contato e a ajuda fraterna, e também de acolhida com os sacerdotes que por distintos motivos abandonaram o exercício de seu ministério".

Muitas iniciativas, continuou, "estão dirigidas a reforçar a consciência da identidade e a missão sacerdotal, que é essencialmente uma missão exemplar e educativa na Igreja e na sociedade".

"Os Santos sacerdotes que povoaram a história da Igreja não deixarão de proteger e sustentar o caminho de renovação proposto por Bento XVI", concluiu.