O Bispo de Rancagua, Dom Alejandro Goic, pediu aos leigos não desentender-se da "coisa pública" e assegurou que "a política, vivida com retidão e espírito de serviço, é uma forma de apostolado".

Em um foro painel organizado pela diocese de Rancagua sobre "a Vocação Política do Fiel", o Prelado assinalou que na construção do mundo todos os leigos devem participar de algum modo.

"Distinto será o grau de participação segundo a própria vocação. Uns o farão – neste campo político que nos ocupa – com a ação de votar, outros com a militância ou liderança em algum partido, outros assumindo cargos públicos em distintos níveis. O que ninguém deve fazer é desentender-se da coisa pública", indicou.

O Bispo pediu não aceitar "a insistente tolice de denegrir a ação política e dos que tendo vocação para servir ao bem comum, dedicam sua vida a esta causa" e fez um chamado aos jovens a participarem das eleições.

"Deve-se prestar grande atenção à educação cívica e política, que hoje em dia é particularmente necessária para o povo, e sobre tudo para a juventude, a fim de que todos os cidadãos possam cumprir sua missão na vida da comunidade política", explicou.

Recordou também que nenhum partido político, pode adotar a representação de todos os fiéis. Além disso, esclareceu que a Igreja "não pode dizer a ninguém em qual partido a pessoa deve militar e muito menos, por quem tem deve votar".

Os religiosos, indicou, podem e devem intervir para iluminar desde o Evangelho e desde seu ensino social o referente ao bem comum, à moralidade pública e política.