A Conferência Episcopal Argentina (CEA), chamou os fiéis a renovarem o estilo evangelizador e missionário de uma “conversão pastoral que leve a um estado de missão permanente.

Em uma carta pastoral dirigida a sacerdotes, religiosos e laicos, os bispos argentinos explicaram que o estado de missão permanente deve sustentar-se “a partir da pastoral ordinária” e de “missões organizadas que a encarnem e a façam visível este renovado estilo missionário”.

Para isso alentaram o trabalho em paróquias, a catequese de iniciação e a pastoral familiar e educativa; assim como o compromisso missionário para uma sociedade justa e responsável, através da Doutrina Social da Igreja.

A CEA explicou que o estilo missionário deve partir da realidade “com espírito de fé e descobrir alguns elementos essenciais”. Sobre a “questão social”, indicou que esta “abrange tanto as situações de exclusão econômica como as vistas humanas que não encontram sentido e já não podem reconhecer a beleza da existência” e “o crescimento do individualismo e a debilitação dos vínculos pessoais e comunitários”.