Na celebração da "Jornada pela paz e a harmonia" em distintos estados da Índia, o Arcebispo do Cuttack-Bhubaneswar, Dom Raphael Cheenath, assinalou que "gestos como a violência anti-cristã não devem acontecer nunca mais"; ao comemorar um ano dos ataques perpetrados por extremistas hindus no estado de Orissa que cobraram a vida de mais de 70 pessoas.

Em suas palavras recolhidas pelo L'Osservatore Romano, o Prelado indicou que "o mundo deve conhecer que coisa significa a paz e a harmonia e nós devemos combater as tendências que geram tais crimes extremos. A violência e o derramamento de sangue levam apenas à destruição da humanidade. Devemos trabalhar pelo amor, que significa trabalhar pela paz".

"Mesmo depois de um ano –disse logo o Arcebispo– muitas pessoas ainda vivem nos campos como prófugos e são mais numerosas as que encontraram refúgio nas cidades dos estados vizinhos. Muitas outras puderam retornar às casas, mas nosso povo vive sob ameaça".

Depois de pedir logo que os fundamentalistas hindus não se oponham à reconstrução das Igrejas destruídas por eles, o Prelado advertiu que "até que os criminosos envolvidos estejam livres, ajudados pela inércia daqueles que deveriam garantir o amparo das minorias, os ataques contra o povo indefeso e inocente continuarão".

Os extremistas, alertou finalmente, "não retrocederão e seguirão perseverando em seu intento de cancelar tudo rastro de cristianismo em Orissa. Mas a missão continua e a violência não nos deterá. A cruz de Cristo é nossa força e nossa esperança".