Em uma mensagem com motivo da 60ª Semana Litúrgica nacional italiana, o Papa Bento XVI alentou aos sacerdotes a favorecer a celebração do sacramento da Reconciliação dos fiéis; e no marco do Ano Sacerdotal, exortou-os a ser "dignos ministros da Misericórdia Divina e educadores responsáveis pelas consciências".

Na mensagem assinada pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado Vaticano, o Santo Padre ressalta que o lema deste encontro é "Celebrar a misericórdia. Deixem-se reconciliar com Deus".

Destacando a importância e atualidade do Sacramento da Penitência ou Reconciliação, o Papa sublinha que "formar retamente a consciência dos fiéis é uma das prioridades pastorais deste nosso tempo, porque na medida em que se perde o sentido do pecado, vão aumentando os sentidos de culpa, que se queriam eliminar com remédios paliativos insuficientes".

Do mesmo modo, o Papa indica que "igual a todos os sacramentos, também o da Penitência requer uma catequese prévia e uma catequese mistagógica, para aprofundar no sacramento, por meio do rito e da oração. Sem esquecer que, à catequese se deve unir um sábio emprego da predicação, que na história da Igreja conheceu formas diversas, segundo a mentalidade e as necessidades pastorais dos fiéis".

A mensagem enviada a Dom Felice di Molfetta, Bispo de Cerignola e Presidente do Centro de Ação Litúrgica, manifesta a profunda avaliação do Papa pelo compromisso e empenho que, ao longo de 60 anos, vêm caracterizando estes encontros, "em constante adesão à doutrina e às indicações da Constituição conciliar Sacrosanctum Concilium, em sábia obediência ao Episcopado e à Santa Sé, para apresentar o Mistério da fé".

Convidando a prosseguir neste caminho, com a mesma fidelidade e o mesmo espírito, "ajudando a infundir nova valentia e nova perseverança, nos operários da vinha do Senhor", Bento XVI remarca que estas Semanas Litúrgicas oferecem a bispos, sacerdotes, pessoas consagradas, e fiéis "preciosas ocasiões de aprofundamento, sempre em uma perspectiva de serviço eclesiástico".

Seguidamente o Pontífice ressalta que "deve-se ter muito em conta a plena e ativa participação de todo o povo na Liturgia, porque é a fonte primária e necessária de onde devem beber os fiéis o espírito verdadeiramente cristão".

Depois de pôr como exemplo de acompanhante espiritual, professor da Misericórdia divina e reto formador das consciências a São João Maria Vianney, o Santo Cura D’Ars de quem se celebra o 150º aniversário de seu falecimento; o Papa pede o amparo da Virgem Maria, Misericórdia, sobre todos os participantes nesta Semana Litúrgica, que se está celebrando na cidade italiana da Barletta e que terminará na próxima sexta-feira, 28 de agosto.