Depois do êxito obtido através da Expo-Paulina, o diretor do CEC (Centro de Estudos Culturais) de Petrópolis, Martin Ugarteche concedeu à Aci Digital uma entrevista contando sobre a exposição e demais iniciativas do CEC no Brasil. À continuação segue o conteúdo da entrevista gentilmente cedida à nossa agência.

- Martín, o que é o CEC, qual é o objetivo do projeto?
- O CEC é uma iniciativa do Sodalício de Vida Cristã que busca evangelizar a cultura, o que implica, como afirmava Paulo VI, esforçar-nos por “chegar a atingir e como que a modificar pela força do Evangelho os critérios de julgar, os valores que contam, os centros de interesse, as linhas de pensamento, as fontes inspiradoras e os modelos de vida da humanidade, que se apresentam em contraste com a Palavra de Deus e com o desígnio da salvação” (Evangelii Nuntiandi, 19). O CEC reúne profissionais e universitários católicos que, através de diversos projetos e iniciativas, buscam o encontro Fé-cultura.

- Conte-nos; como surgiu a iniciativa?
- O CEC surgiu no Peru, por iniciativa de Luis Fernando Figari, fundador do Sodalício de Vida Cristã, sobretudo através dos círculos de estudo, que reúnem universitários e profissionais, fomentando uma reflexão e formação à luz da fé católica em cada uma das diversas áreas e especialidades. No Brasil o CEC iniciou seus trabalhos a partir do ano 1991, através do trabalho editorial, realização de congressos, concursos artísticos, exposições de artes plásticas e concertos de música sacra e também dos círculos de estudo.

- Aci Digital publicou recentemente uma notícia sobre a Expo-Paulina. Como está sendo a acolhida e a resposta do público a este evento nos distintos lugares em que foi realizado?
- A “Expo-Paulina” vem recebendo uma acolhida muito boa. Em Petrópolis, primeira cidade que acolheu a exposição, recebeu milhares de visitas. Ficamos muito contentes de contar com o apoio da Prefeitura da cidade, que cedeu uma sala no seu Centro de Cultura e ajudou na divulgação do evento. Também pelo fato de ter iniciado o percurso desta exposição itinerante na Catedral São Pedro de Alcântara, um belo templo neo-gótico que recebe milhares de turistas diariamente. Tivemos a bênção de receber a visita do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri e do Bispo Diocesano de Petrópolis, Dom Filippo Santoro, que nos alentaram nesta iniciativa de evangelização da cultura. Também no Rio de Janeiro a acolhida vem sendo muito boa. A abertura foi semana passada na Catedral Metropolitana de São Sebastião e contamos novamente com a bênção da presença dos pastores: no sábado Dom Edney Gouvêa e Dom Antônio Duarte, bispos auxiliares, e no Domingo de Dom Orani Tempesta, Arcebispo da cidade. O nosso próximo destino é o shopping Leblon e com a graça de Deus depois iremos para Niterói, São Gonçalo e São Paulo.

- Que outras atividades realiza o CEC nos distintos lugares em que está presente no Brasil?
- Além das atividades mencionadas acima, o CEC organiza o Concurso “Histórias de Natal”, um concurso artístico que busca resgatar o sentido cristão do Natal e que este ano terá a sua oitava edição. No ano passado a experiência foi muito boa, com mais de 500 participantes e apresentando a figura do Padre Antônio Vieira, um sacerdote e missionário jesuíta do século XVII, que também é uma das principais figuras da literatura em língua portuguesa. A idéia foi apresentar o tema do Natal através dos sermões de Vieira, fomentando a leitura e ensinando crianças e jovens a colocar no papel as próprias idéias de maneira ordenada e harmoniosa. A experiência foi muito boa.

- Qual são as perspectivas para o CEC? O que nós podemos esperar para os próximos meses?
- Nos próximos meses continuaremos com força a Expo-paulina e lançaremos o Concurso de Natal deste ano. Também teremos várias novas publicações sobre temas importantes para a formação dos católicos na fé, com vistas a responder aos desafios que o atual contexto cultural nos apresenta, entre eles “Formação e Missão”, de Luis Fernando Figari. Também já estamos projetando uma exposição artística sobre o ano sacerdotal, apresentando a contribuição do sacerdote para o mundo atual. Na próxima semana o CEC estará participando no IV Encontro de Responsáveis de Centros Culturais Católicos do Cono Sur, na cidade de Asunción, no Paraguai, com o tema “Os Centros Culturais Católicos, lugar de discípulos missionários para a Nova Evangelização da Cultura de Nossos Povos”.

Para saber mais sobre o projeto e as futuras publicações e atividades do Centro de Estudos Culturais não deixe de visitar a sua Página Web: http://www.cecbrasil.org.br/