Em suas palavras dirigidas aos mais de 40 mil jovens que participaram este sábado 22 de agosto na Caminhada de Solidariedade, o Cardeal Francisco Javier Errázuriz, Arcebispo do Santiago, animou a construir o futuro do Chile através do compromisso com os pobres, a família e a vida.

Ao finalizar a caminhada organizada pelo Vicariato da Esperança Jovem, o Cardeal assinalou que "os jovens querem sublinhar que sua missão está intimamente ligada ao futuro do Chile e por isso caminharam inspirados nas palavras ‘nossa nação, nossa missão’, que pronunciou São Alberto Hurtado. Este chamado se centra em um compromisso muito profundo com os pobres, com a família e com a vida. São esses os três pilares nos quais os jovens desejam comprometer-se, especialmente para construir o futuro de nosso país".

Seguidamente ressaltou o exemplo do Padre Hurtado, quem na sua opinião se comprometeu incansavelmente com todos os projetos de Jesus Cristo e demonstrou uma preocupação constante pela defesa na qualidade de vida das pessoas. O Arcebispo também pediu sua intercessão para que ajude a todos os chilenos a formar-se como cidadãos e cristãos.

"Há uma juventude extraordinária no Chile na qual podemos ter muita confiança. É certo que têm desconfiança na política, que rechaçam uma maneira de fazer política e que não a aceitam. Entretanto, a política que se origina na solidariedade é extraordinária", acrescentou

Refiriéndose logo aos mais de dois milhões de jovens que ainda não estão inscritos nos registros eleitorais, o Cardeal Errázuriz indicou que "será possível discutir se é que o voto é obrigatório ou não desde o ponto de vista jurídico ou legal, mas quem quer ser responsável com seu próprio país, que quer se solidarizar com o destino da pátria, evidentemente tem a obrigação moral de inscrever-se e votar".