O Bispo de Puerto Iguazú, Dom Marcelo Martorell, chamou os argentinos a participarem da Coleta Mais por Menos para ser solidários com os mais necessitados "não só desde a oração e desde a preocupação, mas desde a generosidade concreta".

Durante a Missa pela Padroeira da Diocese, Santa Maria do Iguazú, Dom Martorell assinalou que este ano o lema da coleta é "Mais solidariedade por menos exclusão", e indicou que a pobreza material traz "muitas exclusões que sempre terminam menosprezando a dignidade das pessoas".

O Prelado disse que se necessitam soluções técnicas e projetos políticos que procurem as melhores soluções, "mas sobre tudo é preciso mais solidariedade. É preciso muitos corações solidários e generosos, sobre tudo nestes momentos em que muitas pessoas não podem satisfazer suas necessidades mínimas".

"Convido-os a que sejam generosos nesse domingo (6 de setembro) mas também lhes peço que desde já se aproximem cada semana às sedes das Cáritas paroquiais para dar, não o que a cada um sobra, a não ser dar inclusive do que necessitam, porque compartilhar significa entregar coisas mas também e sobre tudo significa entregar-se. Demos do nosso para que outros não se sintam excluídos da mesa familiar", expressou.

Maria e os sacerdotes

Por outro lado, Dom Martorell chamou os fiéis a orarem por mais vocações e pela santidade dos presbíteros, porque "a cada fiel lhe pedirá contas de quanto cuidaram dos seus sacerdotes, de quanto rezaram por eles, por sua conversão, por sua fidelidade e por sua santidade".

Do mesmo modo, respirou aos presbíteros a acudir a Santa Maria, pois desde o Sim à mensagem do Anjo, "a maternidade de Maria e o sacerdócio de Cristo se uniram em íntima relação. A partir de ali Maria está intimamente unida ao sacerdócio ministerial".

"Ela pode acompanhar aos sacerdotes e outorgar-lhes a graça necessária para responder desde a oblação espiritual que o sacerdócio implica. Sobre tudo pode outorgar-lhes a graça da fé, da esperança e da perseverança nas provas para participar mais generosamente na oferenda redentora que realizam cada dia com suas próprias mãos na Santa Eucaristia", afirmou.

Por isso, pediu aos sacerdotes "que alimentem em suas vidas a devoção à Maria e dela aprendam as grandes lições de fé para viver o ministério, para cuidar o tesouro que Deus nos confiou e que nós levamos insuficientemente em vasilhas de barro, que é nossa própria pessoa".