Ao finalizar sua 94º Assembléia Extraordinária, a Conferência Episcopal Peruana (CEP) alentou a procurar a paz e a reconciliação, de maneira especial através da mesa de diálogo entre o Governo e as comunidades amazônicas; fazendo referência aos enfrentamentos do passado mês de junho na localidade de Bagua, que cobraram a vida de 24 policiais e 10 indígenas.

Ao referir-se aos distintos conflitos atuais no país e depois de explicar que não esquecem a "nenhum deles", os bispos recordam que estes chegaram "ao extremo de cobrar vidas humanas, como aconteceu recentemente em Bagua. Deploramos essa violência e nos solidarizamos com suas vítimas, policiais e civis".

Seguidamente reiteram seu pedido para que depois dos fatos de violência de 5 de junho "esclareçam-se os fatos e se proceda com justiça; ao mesmo tempo fazemos um chamado à reconciliação e ao mútuo entendimento".

"As autoridades devem escutar as justas reclamações dos cidadãos e estes têm que empregar os meios legítimos em um Estado de direito, pelas vias do diálogo e respeito mútuos, excluindo a violência que, longe de alcançar algum bem, conduz sempre piores conseqüências".

Por isso, "vemos com esperança a iniciativa da Mesa de Diálogo entre o Governo e as Comunidades Amazônicas, ao mesmo tempo em que urgimos a efetiva participação dos representantes do Governo na mesma", prosseguem.

Seguidamente fazem suas as palavras do Papa Bento XVI na encíclica Caritas in veritate e assinalam que "a paz é o fruto da justiça, e que o fim de toda atividade humana é e deve ser sempre o bem integral de todas e cada uma das pessoas".

Finalmente, os bispos encomendam "o Peru ao amparo do Senhor dos Milagres e à intercessão da Virgem Maria para que possamos viver como irmãos, procurando juntos o bem-estar de todos, com especial atenção para os mais pobres e necessitados".