A Embaixada dos Estados Unidos na Santa Sé, com o auspício da “Solidarity Association” com sede na cidade norte-americana de Atlanta,  convocou a uma conferência  intitulada “Liberdade religiosa, fundamento da dignidade humana”, que se realizará nesta sexta-feira na Pontifícia Universidade Gregoriana.

O evento, que é parte das celebrações dos 20 anos de relações diplomáticas entre os Estados Unidos e a Santa Sé, será inaugurado pelo Embaixador norte-americano na Santa Sé, James Nicholson e por Dom.  Giovanni Lajolo, Secretário para as relações com os Estados do Vaticano.

Seguirá um painel sobre o tema da liberdade religiosa do ponto de vista jurídico no que participarão  Kevin J. Hasson, Diretor do “Becket Fund” de Nova Iorque, dedicado a promover a liberdade religiosa em julgamentos civis;  Paolo G. Carozza, Doutor de Direito  e membro do “Center for Civil and Human Rights” da Universidade de Notre Dame (EUA) e John Hanford, Embaixador para assuntos de Liberdade Religiosa Internacional do Departamento de Estado norte-americano –a divisão que se encarrega de publicar os relatórios anuais ao Congresso sobre liberdade religiosa no mundo-.

Em seguida, será discutido o papel das organizações não governamentais na defesa da liberdade religiosa por Joseph K. Griobeski, presidente do “Institute on Religion and Public Policy”  de Washington DC; e Attilio Tamburini, diretor da seção italiana de Ajuda à Igreja que Sofre.

Finalmente, a jornada concluirá com uma exposição panorâmica da situação da liberdade religiosa em alguns pontos críticos do mundo.  Farão uso da palavra  o Pe. Bernardo Cervellera, sinólogo e diretor de AsiaNews; o Pe. David Maria Jaeger, OFM, perito em temas judeus do Pontifício Ateneu Antonianum de Roma; e o Pe. Daniel A. Madigan, SJ, especialista em temas islâmicos do Instituto para o estudo das religiões e as culturas da Pontifícia Universidade Gregoriana.