O Arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, destacou a vigência dos ensinos de São Alberto Hurtado para os chilenos e pediu responder ao chamado do santo sobre a urgência de mais vocações à vida sacerdotal.

Na apresentação da reedição do livro "É o Chile um país católico?, do Padre Alberto Hurtado, o Cardeal explicou que "a vigência deste livro não se encontra nas estatísticas nem nas meras observações empíricas, mas na visão da realidade e nas tarefas e os desafios concretos e permanentes que Deus propõe a nossa Pátria e a cada um de nós".

Do mesmo modo, destacou que "entre todos os problemas que expõe em seu livro, São Alberto não duvida em assinalar a falta de sacerdotes como o mais grave de todos. Não só em número, mas também em ardor e entrega generosa ao serviço de seus irmãos na Igreja".

"Hoje não contamos com essa grande porcentagem de sacerdotes estrangeiros que nessa época colaboravam com o escasso clero chileno. Graças a Deus, os que partiram foram substituídos por sacerdotes chilenos nestes anos. Mas seguem sendo insuficientes", explicou o Cardeal Errázuriz.

Neste sentido, adicionou que "a vida e o testemunho do sacerdote na Igreja, quando transparenta verdadeiramente a imagem de Cristo, oferece aos homens um encontro pessoal com o Senhor que procuram, com o Bom Pastor que não se reservou nada para si, mas sim deu tudo em favor de seus irmãos".

"O santo chileno nos convida a envolver-nos ativamente no esforço por pedir a Deus e cooperar com Ele para que aumentem os sacerdotes", indicou.

Também recordou que a Igreja não se compõe só de sacerdotes, "nem lhes confia apenas a tarefa da evangelização, mas sim convida com ardor aos leigos, da Ação Católica em tempos do Padre Hurtado e dos diversos movimentos, colégios, comunidades eclesiásticas e obras de inspiração cristã de nossa época, à desafiante tarefa da ‘restauração cristã das consciências’, como a chamava São Alberto. Move-nos a certeza que nos oferece a fé de que Deus dá sentido e consistência à vida humana em toda sua grandeza e em toda sua pequenez".