O Arcebispo de Antequera-Oaxaca, Dom José Luis Chávez Botello, pediu defender e fortalecer a dignidade das mulheres que sofrem pela marginalização, a falta de oportunidades e a violência.

"Impõe-se a todos tirar a venda dos olhos, a depor o orgulho e atuar já com responsabilidade social", expressou o Prelado em um comunicado no qual destacou os 50 anos da Associação Civil Amparo à Jovem de Oaxaca, que apóia jovens indígenas-camponesas que chegam à cidade para trabalhar e estudar; e que "necessitam ajuda por encontrar-se em situação vulnerável".

Dom Chávez Botello assinalou que esta situação é o fruto "de graves enganos sociais que viemos cometendo por décadas no campo da educação, da família e da política em relação à mulher; vemos com tristeza em muitas jovens o rosto da injustiça, do abuso e comércio sexual, o estrago da dependência de drogas e algumas inscritas já no crime organizado".

O Prelado recordou que a natureza da mulher é receptiva e acolhedora, além disso percebe mais facilmente as realidades espirituais e as vive com mais consciência. "As verdades religiosas, ao introduzir-se no coração da mulher adquirem uma ressonância extraordinária, vive em seu interior essas realidades e as faz sensíveis a outros", afirmou.

Do mesmo modo, destacou que a maternidade, em seu sentido profundo, é uma manifestação da vocação da mulher ao amor, que o vive "dando-se, até o esquecimento de si mesma, como oferenda aos outros". "Não é possível que todos estes dons da mulher tenham sido dados por Deus sem uma finalidade", expressou.

O texto, assinado também pelo Bispo Auxiliar, Dom Oscar Campos, indicou que o homem e a mulher gozam de uma igualdade fundamental e dos mesmos direitos graças à dignidade humana que possuem. Entretanto, esclareceu que "esta igualdade de maneira nenhuma comporta o desaparecimento das diferenças biológicas e psicológicas que emanam de ser varão ou de ser mulher".

"Caminhar para a distorção, ambigüidade ou desaparecimento dessas diferenças seria uma verdadeira catástrofe para a identidade das pessoas, uma grave deterioração para as famílias e para a mesma sociedade. Entre o varão e a mulher se dá a complementaridade e, em conseqüência, deve-se erradicar toda idéia de superioridade e de competição", explicou.