Durante o encontro realizado nesta quinta-feira com 180 membros do instituto secular “Servos do Sofrimento”, entre eles seu Fundador, Dom. Pietro Galeone  o Papa João Paulo II recordou que “o instituto nasceu do desejo explícito de São Pio de Pietralcina, com o fim de servir aos que sofrem”.

O Santo Padre destacou que este instituto, ao longo de seus dez anos de vida “cresceu que forma notável transformando-se em um veículo de esperança para tantas pessoas submetidas a duras provas seja físicas ou espirituais”.

“Estão chamados a proclamar o Evangelho do sofrimento iluminado pela fé”, disse o Papa; e assinalou que ao observar “a nuvem de dor física e espiritual que envolve à humanidade que necessário é seu testemunho! Como ‘Servos do sofrimento’, sede ‘cireneus silenciosos’ que ajudam aos que padecem e lhes asseguram que Deus não esquece nenhuma lágrima, mas sim as recolhe todas e as escreve em seu livro”.

Ao final, o Santo Padre insistiu aos membros do instituto a “seguir os rastros de Padre Pio, cujos ensinamentos são sempre de grande atualidade; lhes inspire sempre nelas”.

“Sede como ele, apóstolos da oração e do sofrimento. A oração ilumina o coração e o dispõe a aceitar o sofrimento; o sofrimento, acolhido com dócil abandono em Deus, abre o espírito à compreensão da dor de outros”, concluiu o Papa.