Na festividade da Virgem de Torreciudad, celebrada um dia depois da solenidade da Assunção da Maria, mais de 30 bebês (19 meninas e 12 meninos) recém-nascidos foram pesados e apresentados à Mãe de Deus, seguindo "as tradições mais íntimos desta devoção Mariana espanhola".

Conforme assinala a nota de imprensa, a realização desta tradicional apresentação se iniciou com uma Eucaristia celebrada pelo reitor do Santuário de Torreciudad, Javier de Moura-figueroa, quem recordou às famílias que Maria é quem "protege a seus filhos e lhes dá sua fortaleza".

Seguidamente da Missa, as famílias se dirigiram em procissão para a gruta construída em honra a Maria "transladando a imagem peregrina da Virgem sobre um andor de madeira, e levando vários deles vistosos trajes típicos".

Logo depois de apresentar algumas oferendas se procedeu à tradicional pesagem de bebês em "uma antiga balança forjada em ferro em que são colocados os meninos dentro de um cesto de vime, colocado em um dos braços da balança, enquanto no outro igualam o peso da criatura pondo trigo e azeite, segundo o costume, ou produtos de seus lugares de origem".

"O que antes se destinava como ajuda à manutenção do santeiro ou a santeira e sua família, na atualidade se entrega a distintas entidades benéficas dos arredores", adiciona.

A festa terminou com o antigo costume do reparto “de la Caridad”, um banquete festivo acompanhado por cantos típicos entoados por crianças e avós.