O Arcebispo de Piura, Dom José Antonio Eguren, chamou os presbíteros a resgatarem a dimensão espiritual do sacerdócio, em uma época onde este é visto mais como uma pessoa dedicada em termos genéricos ao serviço de outros, que como homem de Deus.

"Ante uma cultura contemporânea que só vê o presbítero como uma pessoa dedicada em termos genéricos ao serviço de outros ou como um promotor social, se faz necessário hoje pôr de relevo a dimensão propriamente religiosa e sobrenatural do sacerdócio. O sacerdote é antes que nada um homem de Deus", afirmou o Prelado durante a ordenação de cinco novos sacerdotes.

Na cerimônia, celebrada durante a Solenidade da Assunção da Virgem, Dom Eguren recordou aos novos sacerdotes que sua missão é "proclamar a Verdade do Evangelho que ilumina e salva; comunicar a graça que perdoa e santifica; e manifestar o Amor do Pai que consola e guia o seu Povo".

No marco do Ano Sacerdotal, o Arcebispo pôs como exemplo ao Santo Cura D’Ars, quem com sua vida testemunhou que o presbítero deve viver "um profundo amor pela Eucaristia e pelo sacramento da Penitência ou Reconciliação".

Recordou que São João Maria Vianney advertiu que "a causa da relaxação do sacerdote é que descuida a Missa. Meu Deus, que pena pelo sacerdote que celebra como se estivesse fazendo algo ordinário!".

Dom Eguren também chamou os presbíteros a praticarem a oração contínua, porque sem ela "não há verdadeiro apostolado" e "os exercícios mais Santos, os ritos mais augustos do sagrado ministério, se desenvolverão mecânica e rotineiramente".

"A fecundidade da missão de cada um de vocês dependerá da consciência da gratuidade da realidade sacramental de seu ‘novo ser’, porque ‘da certeza da própria identidade, não construída artificialmente, mas dada e acolhida gratuita e divinamente, depende sempre o renovado entusiasmo do sacerdote por sua missão’", afirmou.

O Arcebispo também recordou aos novos sacerdotes que estão chamados a obedecer a Deus, a seu Plano "em todas as circunstâncias concretas de suas vidas", e a Igreja "na adesão sem hesitações a seu Magistério em matéria de fé e de moral".

Finalmente, referiu-se à relação estabelecida por Cristo entre Santa Maria e os sacerdotes. "Entre os deveres que Cristo encomendou a cada sacerdote, está a responsabilidade pastoral de promover e incrementar nos fiéis cristãos a piedade filial Mariana e o culto à Santíssima Virgem", assinalou.

"A presença de Maria na vida do sacerdote possibilita que nos abracemos mais ao mistério da Cruz, que nos comprometamos ainda mais na busca da santidade e que em nossos corações se mantenha sempre vivo o impulso desse ideal de total entrega a Cristo, que está na base de nosso ministério sacerdotal", afirmou.