Uma versão em tiras cômicas da vida do Papa João Paulo II, escrita por três autores franceses, foi publicada nesta semana na Polônia.

A editora polonesa Bialy Kruk, com sede em Cracóvia -cidade em que o Pontífice foi Arcebispo-, anunciou que logo depois de pensar muito, decidiu que o formato proposto pelos autores franceses não trivializava a vida do Santo Padre, apesar de mostrá-la através de um meio incomum.

O livro,  escrito por  Louis-Bernard Koch  e ilustrado por Dominique Bar e Guy Lehideux, já foi publicado na França sob o título “De Wadowice a Roma”, e está dividido em duas partes.

A primeira, titulada “A Vocação de  Karol Wojtyla”, descreve a infância do Papa em sua natal Wadowice, sua juventude em Cracóvia, sua paixão pelos esportes e seu ministério sacerdotal e episcopal até sua eleição como Papa.

A segunda parte, titulada, “Peregrino Incansável”, aborda sua vida como Pontífice, do atentado contra sua vida até suas viagens aos mais diversos rincões do mundo.

Dom. Antoni Dlugosz, responsável por Pastoral Juvenil do Episcopado polonês, elogiou o livro em quadrinhos: “estou muito contente com esta versão em desenhos da vida do Papa. Acredito que será de interesse para muita gente jovem que terá uma melhor compreensão dos ensinos do Santo Padre”.