O Arcebispo de Lima e Primado do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani, chamou os peruanos a deixarem de lado os insultos e críticas que não ajudam, e procurar a unidade através da solidariedade e o voluntariado para poder reconstruir as zonas do sul do país que foram devastadas por um terremoto há dois anos.

"As coisas não se resolvem insultando ou criticando uns aos outros, elas se resolvem gerando mais solidariedade, voluntariado e unidade para levar isto adiante", expressou o Cardeal durante o programa radial Diálogo de Fé.

O Arcebispo reconheceu que é complicado pedir paciência aos milhares de danificados logo depois de dois anos, "mas sim lhes peço fé. O Senhor Jesus e a Virgem Maria não os deixarão sozinhos".

"Um pouquinho mais de estabilidade a todos os que temos uma responsabilidade: meios de comunicação, políticos, prefeitos, sem ânimo de problemas, e sim com o ânimo de assumir responsabilidade com maior peso", pediu também o Cardeal.

Do mesmo modo, o Cardeal reiterou seu oferecimento de reconstruir a igreja de São Clemente de Pesco, que ficou destruída depois do terremoto.

"Esse templo de Pesco vai ser feito com a ajuda de todo o povo de Lima. Ponhamos todos essa gota de otimismo e entusiasmo. Às vezes, um país se pode medir em quanto se atrasou em reconstruir? Mais que criticar, daqui sigo ajudando, acompanhando, rezando e trabalhando nesse projeto da igreja de Pesco, que a terão", afirmou.

O Cardeal Cipriani se referiu também às Festas da Assunção e pediu que esta fosse o início do final, para que os habitantes das províncias afetadas pelo sismo do 15 de agosto de 2007 possam ver obras concretas de casas, escolas, hospitais e Igrejas.

"Na vida existe a dor. Viver supõe dor: trabalhar, esforçar-se, a saúde, a enfermidade, educar os filhos. Este consolo é muito importante para o ser humano. Pedimos-lhe à Virgem ser esse consolo para os desânimos, dores, faltas e tristezas", invocou.