O Arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer, chamou os fiéis a não contentar-se com os ensinos da homilia dominical, mas a acudirem também ao Catecismo para formar-se na fé e assim dar razão a outros sobre a esperança cristã.

"O Apóstolo São Pedro, em sua Primeira Carta, dizia aos cristãos de então que tinham que estar preparados para dar razão de sua esperança. Da esperança que é Cristo, seu ensinamento, sua redenção. A exortação vale também para nós. Devemos nos preparar para dar razão da Verdade. Esta razão implica um conhecimento", assinalou o Prelado no programa televisivo Chaves para um Mundo Melhor.

Dom Aguer afirmou que a homilia dominical, quando é preparada adequadamente pelo sacerdote, transmite aos fiéis os conteúdos fundamentais do cristianismo. Entretanto, ainda no melhor dos casos "fica algo que ainda deve ser completado ulteriormente e de um modo pessoal por cada cristão". "Não podemos nos contentar simplesmente com aquilo que podemos receber na homilia da missa dominical", indicou.

Nesse sentido, o Arcebispo destacou a importância do Catecismo da Igreja como "um instrumento esplêndido para nossa instrução nas verdades da fé", já que neste livro "encontramo-nos com uma síntese do que a Igreja nos transmite em nome de Cristo". O Prelado advertiu que este, não apenas nos educa sobre os sacramentos, orações, liturgia e mandamentos, mas também em "questões particulares que são de máxima atualidade".

O Catecismo, afirmou, "é um livro de educação religiosa pessoal que deveria estar em toda casa, em toda família cristã junto com a Sagrada Escritura"; pois com ele "as pessoas podem sair de apuros quando precisa saber qual é a doutrina da Igreja sobre tal ou qual tema" e precisamos responder às inquietações dos filhos, amigos, "ou quando nos resta uma dúvida por causa de alguma objeção que escutamos".

Além disso, acrescentou, está "o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, uma síntese doutrinal exposta pedagogicamente com perguntas e respostas, e respostas de fácil compreensão e apta para memorizar".

Dom Aguer indicou que "quando se diz que cada cristão deve ser discípulo e missionário de Jesus Cristo nos está atribuindo, de algum modo, esta responsabilidade (de formar-se na fé). Somos os portadores desta verdade que é necessário que ponhamos a disposição e a consideração de todos aqueles que entram em contato conosco".