Em uma homilia pronunciada no dia 12 deste mês, comemorando os 25 anos da criação do seminário Santo Cura do Ars, na Arquidiocese de Mercês-luján, Dom Agustín Radrizzani propôs alguns elementos que contribuem ao fortalecimento da vocação dos jovens chamados o sacerdócio.

Falando no marco do Ano do Sacerdócio, que tem como patrono precisamente a São João Maria Vianney, o Prelado refletiu sobre "o caminho vocacional" que os jovens seguiram para chegar ao seminário onde se formam para ser sacerdotes.

Acima de tudo, mencionou "o acompanhamento dedicado de algum sacerdote como não valorar e agradecer essa primeira proposta ou esse primeiro diálogo que semeou a pergunta: e se Jesus me chama para o sacerdócio?".

Logo destacou que "o contexto eclesiástico paroquial, com os grupos de apostolado, de oração, de celebração da fé na Reconciliação e na Eucaristia, indubitavelmente contribuíram a gerar o clima apto para o florescimento da vocação".

"Em muitos, além disso, a família terá constituído a primeira experiência de Igreja, onde a vivencia do mandamento do amor, a oração em comum, o testemunho eloqüente da vivencia da fé, formaram a atmosfera ideal para o crescimento da semente no chamado".

Dom Radrizzani convidou aos presentes e futuros sacerdotes ser "como se dizia nos tempos apostólicos ‘a garganta do mundo’. Garganta que reza, canta e grita em nome do povo para Deus, já que oramos por nosso povo como parte do officium Amoris (serviço do Amor)".

O Prelado reconheceu que "nosso sistema nervoso fica à prova ante as flutuações anímicas dos jovens e os grupos juvenis; as angústias e conflitos dos matrimônios; a impotência de não saber como ajudar mais aos pobres e aqueles a quem Aparecida define como ‘restantes’; a tristeza que nasce no coração sacerdotal quando sabemos que uma garota ou um moço de nossa comunidade incursionou no mundo da droga…".

Entretanto, "a fé no divino Mestre nos dá a força para olhar com confiança o futuro", destacou.

"Queria pedir a vocês queridos jovens seminaristas, que se reflitam sempre em Jesus Bom Pastor, no santo padroeiro, São João Maria Vianney e em tantos bons sacerdotes que temos na arquidiocese", concluiu.