O traslado dos restos do beato Ceferino Namuncurá a um remoto assentamento mapuche na província argentina do Neuquén constitui um acontecimento que deve ser lido como um convite a um maior compromisso da juventude, assinalou o Bispo de Viedma, Dom Esteban Laxague.

A urna com os restos do Beato Ceferino Namuncurá chegou esta quinta-feira ao assentamento mapuche de San Ignacio, localizado a 60 quilômetros de Junín de los Andes, Neuquén, depois de terem sido retirados do Santuário de Maria Auxiliadora, na localidade portenha de Fortín Mercedes, onde eram resguardados e venerados desde 1924.

Os restos foram levados por familiares do "Lírio dos Pampas", os quais na quarta-feira fizeram uma breve parada em Chimpay, Rio Negro, povo natal e lugar onde se realizou a beatificação de Ceferino em 11 de novembro de 2007.

Conforme explica a Agência Católica Argentina AICA, o traslado gerou grande mal-estar entre os vizinhos de Pedro Luro e Fortín Mercedes, província de Buenos Aires, a quem os representantes da congregação salesiana deveram explicar o porquê dessa decisão motivada por um pedido antigo dos familiares do Namuncurá.

O padre Vicente Tirabasso, delegado da arquidiocese de Baía Branca, precisou que a família Namuncurá tinha solicitado o traslado em 2001 e que o trâmite foi postergado por vários motivos. "A confirmação chegou a fins de julho e eles queriam contar com Ceferino para sua festividade no dia 26 de agosto", particularizou o religioso.

1.500 pessoas de Pedro Luro despediram a urna com os restos do beato Ceferino Namuncurá.

Depois de venerá-lo por última vez, o Pe. Tirabasso presidiu uma Missa, em que "Ceferino nos oferece uma nova oportunidade entre irmanar os povos desta zona e da comunidade mapuche para abrir-nos à uma nova fraternidade. É o sentido de unir os corações para a mesma fé".

Dom Laxague, por sua parte, assinalou que tanto no traslado dos restos como o recente passo pela região das relíquias de Dom Bosco "existe uma mensagem", e expressou seu desejo de que estas coisas "possam despertar um maior compromisso, sobre tudo da parte dos mais jovens".