A Federação Universitária Católica Italiana (FUCI) realizou recentemente as Semanas Teológicas no monastério beneditino do Camaldoli, aonde se tratou os seguintes temas: "Atos dos Apóstolos: Cidadãos do mundo, cidadãos do Reino" e "A questão antropológica e os desafios da bioética".

Neste evento, que se realiza há 70 anos em um ambiente de aprofundamento, oração e amizade; se encontrou um nutrido grupo de jovens de toda a Itália iniciado por Giovanni Battista Montini –quem seria logo o Papa Paulo VI– nos anos trinta.

Na primeira semana teológica, desenvolvida de 26 de julho ao 1 de agosto, sob a direção do Pe. Paolo Bizzeti, S.J., e Franco Riva, docente de ética social na Universidade Católica de Milão, a partir dos Atos dos Apóstolos se conversou sobre a dupla cidadania dos cristãos.

Falou-se sobre como poder testemunhar que o mundo e a história são para o cristão não só simples compartimentos de suas vidas destinadas a algo maior, mas "lugares de santificação, porque só neles e através deles chegam à sua verdadeira pátria".

O cristão hoje, assinalaram, está certamente chamado a um desafio cultural: "trata-se de trabalhar para defender a cultura da legalidade, a tutela dos mais fracos, o respeito pela pessoa, uma visão da economia e do mercado financeiro nas quais a avidez e o desejo ilimitado de lucro não sejam mais a bússola".

Na segunda semana teológica, desenvolvida entre os dias 2 e 8 de agosto, ressaltou-se o princípio fundamental da dignidade da pessoa humana, no âmbito religioso e não religioso, ressaltando o valor fundamental da vida como um direito intrínseco de qualquer pessoa.