A Cúria Arcebispal da Arquidiocese de Manágua expressou esta sua quarta-feira "profundo sentimento de preocupação e de tristeza" pelas agressões que no sábado passado sofreram membros da Coordenadora Civil de parte de simpatizantes da Frente Sandinista nos prédios da Catedral Metropolitana.

Em um comunicado lido pelo Bispo Auxiliar e Vigário General, Dom Silvio José Báez, a Cúria expressou que "nos alarma que este não seja um fato isolado, mas uma expressão de uma política de intolerância e de total desrespeito à liberdade de expressão e de mobilização que todo cidadão tem direito. Como fiéis católicos consideramos tais ações como uma agressão à sacralidade da pessoa humana criada à imagem de Deus e templo do Espírito Santo e uma profanação ao espaço sagrado de nossa Igreja Catedral".

O comunicado assinala que na Nicarágua "urge-nos a paz, que para os cristãos significa ausência de todo tipo de violência e compromisso sincero pelo bem-estar do outro, independentemente de sua ideologia, filiação política e condição social".

"Esta paz se constrói com a autenticidade e a coerência entre o discurso e os fatos concretos, desterrando o cinismo dos slogans que manipulam os valores religiosos e polarizam e confrontam a família nicaragüense".

A mensagem da Cúria exorta o povo "a praticar a tolerância e a paz; o uso da razão para expor e defender as próprias idéias e a não sucumbir ante a tentação da violência, pois como diz o Senhor Jesus: ‘os que empunhem a espada, à espada morrerão’".