O Presidente da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), Dom José Guadalupe Martinho Rábago, chamou as autoridades castigar com “o peso da lei” aos responsáveis pelo linchamento de três policiais ocorrido na delegação Tláhuac.

O Bispo afirmou que as autoridades que evadiram sua responsabilidade, seja pelo motivo que fosse e não evitaram a violência, são cúmplices do fato.

O Prelado lamentou os assassinatos e disse que se está criando um ambiente tão violento que parece não deter-se.

Do mesmo modo, indicou que se devem achar as raízes que geram esta violência e assim evitar que ocorram fatos similares.

“É o momento de nos pôr com inteligência a pensar o que devemos fazer e assumir com seriedade” precisou o Prelado. Disse que não só terá que assinalar culpados mas também exigir que respondam perante a lei. Entretanto, pediu à cidadania não ficar só no fato que impacta e mas bem atuar com atitude positiva para ajudar a solucionar o problema.

Depois de lamentar que muitos linchamentos “se não todos, ficaram impunes”, explicou que a autoridade tem o direito de aplicar a força para impedir que ocorram estes fatos, sempre atuando no marco da lei.